Mosquitos

Os mosquitos podem parecer insetos inofensivos, pois muitas vezes você nem sente a picada deles. Porém, eles são os maiores causadores de doenças.

Além disso, podem incomodar e perturbar o seu sono e também podem deixar marcas de picada que incomodam o dia inteiro, não é verdade?

Contudo, dependendo da sua espécie e se infectado, esse animal sinantrópico pode causar diversas doenças.

Existem algumas doenças que são transmitidas por estes mosquitos indesejáveis, como malária, a dengue e a Chikungunya, conforme veremos a seguir.

Vamos conhecer alguns tipos de mosquitos?

Mosquito Anopheles sp

O mosquito Anopheles sp, por exemplo, é a espécie causadora da malária, sendo a fêmea a causadora da doença.

Sintomas: febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça. Além disso, as pessoas infectadas podem sentir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Aprenda a identificar: apresenta coloração escura com manchas brancas, asas longas, com escamas formando áreas com manchas claras e escuras.

Mosquito Anopheles sp

Mosquito Aedes aegypti

O Aedes aegypti, popularmente conhecido como mosquito da dengue, foi responsável por 508 mil casos no Brasil apenas em 2021.

Sintomas: febre alta, dores de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele.

Aprenda a identificar: pequeno, preto com riscos formando um pequeno desenho semelhante a uma taça no tórax e listras brancas na cabeça e nas pernas.

Mosquito Aedes aegypti

Mosquito Aedes albopictus

O Aedes albopictus, o mosquito tigre asiático é responsável pela Chikungunya, doença que causa febre e dor nas articulações, dor de cabeça, fadiga e erupção.

Sintomas: febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos.

Aprenda a identificar: escuro com 3 a 10mm de comprimento. Uma única linha branco-prateada que começa na cabeça e continua no lado dorsal do tórax.

Mosquito Aedes albopictus

Fique atento

Geralmente essas pragas se concentram em ambientes com água parada e depositam seus ovos ali mesmo.

São atraídos pela respiração (liberação de dióxido de carbono) do ser humano, por exemplo, e buscam abrigo em locais frescos após estarem alimentados.

Resumidamente, esses insetos alados fazem suas refeições alimentando-se do sangue de humanos e animais, podendo até afetar o bem-estar do seu pet!